Produtos Químicos
Cosméticos

Ácido Ascórbico

O ácido ascórbico ou vitamina C (C6H8O6, ascorbato, quando na forma ionizada) é uma molécula usada na hidroxilação de várias reações bioquímicas nas células.



Ácido Bórico

Ácido bórico, ácido ortobórico, ou ortoborato de hidrogênio é um composto químico de fórmula H3BO3. Ácido médio, existente na forma de cristais incolores ou sob a forma de um pó branco.



Ácido Cítrico

O Ácido Cítrico, cuja fórmula molecular é C6H8O7, é um ácido orgânico fraco, largamente utilizado na indústria alimentícia, bem como petrolífera, industrial e de gases.



Ácido Fosfórico

Ácido fosfórico ou ácido ortofosfórico é um composto químico fórmula molecular H3PO4. É o ácido de fósforo mais importante. Dentre os ácidos minerais, pode ser considerado um ácido mais fraco. A partir do ácido fosfórico derivam-se o ácido difosfórico ou pirofosfórico, o ácido metafosfórico e o ácido polifosfórico.




Álcool Polivinílico

Os álcoois polivinílicos são polímeros de álcool vinílico, que não existe na forma livre. Usados em diversos tipos diferentes de indústria (têxteis, plásticos, adesivos, tintas, papéis, etc), as soluções de álcool polivinílico também podem ser utilizadas em formulações cosméticas.




Amido de Milho

Amido de milho é a farinha feita do milho usada na culinária ou para o preparo de cremes, como espessante.


Para a sua confecção os grãos de milho são molhados e têm retiradas a casca e a plântula embrionária. Após secagem, o grão remanescente, quase que totalmente de amido, é triturado e moído até se transformar num pó bem fino.


Devido ao relativo baixo custo, o amido tem sido muito utilizado pela indústria alimentícia como ingrediente calórico e como melhorador de propriedades físico-químicas. É utilizado para alterar ou controlar diversas características, como textura, aparência, umidade, consistência e estabilidade no armazenamento (shelf life).


Benzoato de Sódio

Benzoato de sódio é o sal de sódio do ácido benzoico, de fórmula química C6H5CO2Na.


É um conservante bactericida e fungicida, de número E E211, ou INS211, utilizado na indústria alimentícia. Efetivo apenas em meio ácido (pH<3.6).


É um conservante bactericida e fungicida, de número E E211, ou INS211, utilizado na indústria alimentícia. Efetivo apenas em meio ácido (pH<3.6).


Benzoato Denatônio

O denatônio, também conhecido como benzoato de denatônio, e como sacárido de denatônio, é o composto químico mais amargo conhecido, com amargura Limiares de 0,05 ppm para o benzoato e 0,01 ppm para o sacárido.


Foi descoberto em 1958 durante a pesquisa sobre anestésicos locais por MacFarlan Smith, de Edimburgo, Escócia. Diluições de apenas 10 ppm são insuportavelmente amargas para a maioria dos seres humanos.


Por sua reação aversiva, Denatônio geralmente é acrescentado em produtos domésticos como alvejantes, detergentes, solventes, polidores e ceras, cosméticos e perfumaria, produtos químicos entre outros.


Em 1995, a legislação de Oregon exigiu para antigelante e fluído de lavadora, conter Benzoato de Denatônio. E a adoção desta politica através de outros estados deveria reduzir o numero de casos de envenenamento de metanol



Bicarbonato de Amônio

O bicarbonato de amônio é um composto inorgânico com fórmula (NH 4 ) HCO 3 , simplificado para NH 5 CO 3 .


O composto tem muitos nomes, refletindo sua longa história. Quimicamente falando, é o sal de bicarbonato do íon amônio . É um sólido incolor que se degrada facilmente em dióxido de carbono, água e amônia.


O bicarbonato de amônio é usado na indústria alimentícia como agente de criação de produtos planos, como biscoitos e bolachas, e em pães.


Bicarbonato de Sódio

Bicarbonato de sódio (hidrogenocarbonato de sódio) é um composto químico com a forma de NaHCO3. É um sal composto por íons bicarbonato e íons sódio. O bicarbonato de sódio é cristalino mas geralmente parece um pó fino.


Usa-se como antiácido, para tratar a acidez do estômago porque ele tem o poder de neutralizar os excessos do ácido clorídrico do suco gástrico. Em algumas formulações farmacêuticas, é misturado aos ácidos cítrico e tartárico, ambos sólidos.


Devido à capacidade do bicarbonato de sódio libertar dióxido de carbono gasoso (CO2), também é muito usado nas receitas de culinária como agente levedante ("fermentos químicos"), para ser utilizado no crescimento das massas de pães, bolos e biscoitos durante o cozimento no forno, em especial quando misturado ao ácido tartárico, e na produção de bebidas gasosas (refrigerantes).


Cacau em Pó

O cacau em pó é feito com a amêndoa de cacau moída sem a manteiga.


Diferentemente do chocolate em pó, não possui açúcar em sua formulação.



Cafeína

A cafeína é um composto químico de fórmula C8H10N4O2 — classificado como alcaloide do grupo das xantinas e designado quimicamente como 1,3,7-trimetilxantina.


É encontrado em certas plantas e usado para o consumo em bebidas, na forma de infusão, como estimulante.



Cloreto de Amônio

é o composto químico inorgânico de fórmula NH4Cℓ. É um sal cristalino e branco, altamente solúvel em água. Soluções de cloreto de amônio são levemente ácidas. O nome "sal amoníaco" designa a forma natural desse composto, que pode ser encontrada em depósitos minerais.


Esse mineral comumente se forma em locais onde a queima de carvão mineral ocasionou a condensação de alguns dos gases eliminados durante a combustão. O mineral também é encontrado nas proximidades de certos eventos vulcânicos.


O seu principal uso industrial é como fertilizante, e flavorizante em alguns tipos de alcaçuz e vodca. É o produto da reação de amônia com ácido clorídrico.


Corantes Artificiais

Um corante é toda substância que, se adicionada a outra substância, altera a cor desta. Pode ser uma tintura, pigmento, tinta ou um composto químico.


Num sentido mais estrito, corantes são substâncias compostas e compostos químicos, tanto naturais (e suas modificações) quanto sintéticos, relativamente definidos e até puros normalmente aplicados na forma de suas soluções, tanto em água quanto em outros solventes, destacadamente o etanol, que se fixam de alguma maneira, predominantemente por fenômenos em escala molecular a um substrato, que pode ser um tecido (têxtil), papel e outros derivados de celulose, cabelo humano e pelos de animais, couro e diversos materiais. Dentro de um conjunto de requerimentos ideais, as substâncias corantes devem ser estáveis à luz, especialmente a ultravioleta e aos processos de lavagem e à ação da água, como da chuva.



Dióxido de Titânio

O dióxido de titânio é particularmente útil para o tratamento de água não potável. Funcionando como um filtro, o material é eficiente e de baixo custo, evitando incrustações e bloqueando a passagem de quaisquer contaminantes.


O dióxido de titânio, também conhecido como o titânio (IV) ou óxido de titânio, é o óxido natural de titânio, com a fórmula química TiO2. Tem uma vasta gama de aplicações, desde tintas para pintura até protetores solares e corante alimentar. Quando usado como pigmento, é chamado de titânio branco, pigmento branco 6 ou CI 77891.


Quando usado como corante de alimentos, tem o número E E171.


Glicerina Bi-Destilada USP

Trata-se de uma substância química bastante versátil, que pode ser utilizada como matéria-prima básica para diversos segmentos industriais, tais como: cosméticos, alimentos, bebidas, enxaguatórios bucais, medicamentos, chicletes, cremes dentais, lubrificantes, transmissão e fluidos de freio, plásticos, entre outros.




Goma Guar

Guar é uma goma obtida das sementes da Cyamopsis tetragonolobus ou da Cyamopsis psoraloides, nativas da Índia. Cultivada também no Paquistão (onde se concentram os produtores), é utilizada na indústria de alimentos.


É utilizado como espessante, estabilizante, emulsificante e agente de corpo. Atualmente é frequente a adição desta substancia pelos fabricantes em certas marcas de iogurtes e uso muito importante no espessamento de sorvetes, congelados, molhos e temperos.


Hoje ela está sendo coadjuvante no processo de fraturamento hidráulico das rochas subterrâneas para extrair o gás de xisto, causando desabastecimento na indústria de alimentos e o consequente aumento de preço do aditivo.


Goma Xantana

A Goma Xantana (C35H49O29) é um polissacarídeo obtido naturalmente pela fermentação da bactéria Xanthomonas campestris, que sintetiza a goma para evitar sua desidratação. É um aditivo bastante utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante, espessante e emulsificante.




Lecitina de Soja

A Lecitina de Soja é uma substância versátil, encontrada e extraída, por vapor, dos flocos de seus grãos e do óleo de soja.


Apresenta óleos essenciais como o ômega 3 e 6 e possui propriedades emulsificantes, ou seja, ajuda a dar liga em muitos alimentos, ajuda a alterar a tensão superficial dos líquidos atuando como um surfactante.



Persulfato de Amônio

Persulfato de Amônio - Fórmula química: (NH4)2S2O8. Sinônimos: peroxidissulfato de amônio, ácido peroxidissulfúrico, sal de diamônio.




Persulfato de Potássio

Persulfato de Potássio




Persulfato de Sódio

Persulfato de sódio - é um composto químico de fórmula Na2S2O8. É um potente irritante da pele, olhos e sistema respiratório, além de ser um forte oxidante.




Propilenoglicol

Propilenoglicol, conhecido também pelo nome sistemático propano-1,2-diol, é um composto orgânico (um álcool diol), viscoso, de sabor amargo, inodoro e incolor, que é higroscópico e miscível com água, acetona e clorofórmio.


O propilenoglicol é usado:



Como um lubrificante médico e sexual ("lubrificante íntimo")

Como um solvente para corantes alimentícios e flavorizantes.

Como um aditivo alimentar umectante, classificado com número E E1520

Como um excipiente em óleos essenciais.

Como um anticongelante não tóxico.

Como um solvente usado em misturas de substâncias fotográficas, tais como formadores de películas.

Como um fixador para perfumes.

Como um líquido de arrefecimento em sistemas de resfriamento de processadores em computador (Water cooler).

Usado no liquido para cigarros electrónicos, como componente para a suspensão do aroma e sua intensificação, assim como simular a sensação de fumo (throat hit, ou golpe de garganta)

Soda Cáustica

O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte.




Sorbato de Potássio

O sorbato de potássio é um sal de potássio do ácido sórbico, conservante fungicida e bactericida, inibidor de crescimento de bolores e leveduras, amplamente utilizado na alimentação como conservante. O ácido sórbico se encontra em forma natural em alguns frutos, contudo geralmente, utiliza-se o Sorbato de Potássio na indústria alimentar, pois é mais solúvel em água que o Ácido Sórbico.


Ele impede rancidez e mofos em margarinas e maioneses. Muito utilizado também na produção de queijos de corte, frescos e fundidos. Quando empregado no segmento de bebidas, molhos, doces, panificação entre outras aplicações, evita a formação de mofos e bolores.



Valinina

Vanilina é um aldeído fenólico, um composto orgânico com a fórmula molecular C8H8O3 ou (CH3O)(OH)C6H3CHO (3-metoxi-4-hidroxibenzaldeído). Seus grupos funcionais incluem aldeído, éter e fenol. É uma das substâncias olorosas mais apreciadas para criar aromas artificiais. É um composto cristalino de cor branca solúvel em clorofórmio e éter.


É o principal componente do extrato da semente de baunilha. Vanilina sintética, ao invés de extrato de baunilha natural, às vezes é usada como um agente aromatizante em alimentos, bebidas e produtos farmacêuticos, sendo uma das substâncias olorosas mais apreciadas para este fim.